OBSERVAÇÃO E NEA-BC CONSTRUINDO PAUTAS EM COMUM EM ARARUAMA

Em monitoramento, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Dando continuidade as suas atividades, no início de 2016 o Observatório Araruama realizou uma reunião com o grupo gestor do Projeto NEA-BC, no dia 03 de fevereiro. Essa atividade também vai ao encontro do trabalho de monitoramento dos impactos da cadeia produtiva de petróleo que o Observatório iniciou este ano junto aos pescadores da região, que têm a Laguna de Araruama  como sua fonte de trabalho. Como o NEA-BC já desenvolve um trabalho junto a movimentos sociais locais como o SALVE LAGOA, que luta pelo fim do despejo de esgoto na Laguna de Araruama, o Observatório entende como importante a articulação com este PEA local buscando a troca de informações e experiências sobre a atuação dos projetos na região.

site2

O projeto NEA-BC tem como missão promover a participação cidadã na gestão ambiental, por meio de uma educação crítica e transformadora em busca de uma sociedade mais justa. Enquanto que o Projeto Observação tem como objetivo monitorar os impactos e as transformações socioambientais na região onde atua, prioritariamente nos grupos sociais mais vulneráveis e afetados pela cadeia de produção do petróleo, que no caso de Araruama são os pescadores artesanais da lagoa.

site3

 

Um dos encaminhamentos da reunião do Observatório Araruama com o NEA-BC foi estarem presentes nas próximas intervenções em favor da Laguna de Araruama, buscando estimularem a participação e discussão dessas questões pelos pescadores. Ao mesmo tempo, esta iniciativa pode dar maior visibilidade ao Projeto para os pescadores e demais moradores das comunidades afetadas.