MESTRES SABEDORES DA CULTURA POPULAR INAUGURAM O MUSEU ESCOLA NAVAL

Em Noticias por Observatório ArraialDeixe um Comentário

Museu escola foi criado para ser referência dos saberes da cultura popular local

O Museu Escola Naval Mestre Chonca, situado na Praia Grande, Arraial do Cabo,  tornou-se uma realidade no dia 21/09. Este trabalho contou como envolvimento e a participação social dos mestres sabedores da cultura popular, pescadores e moradores da cidade de Arraial do Cabo. Através de muitos esforços, tais mestres conseguiram unir diversas informações e materiais para a construção do museu.

O senhor Wilson Luiz da Silva, conhecido como Chonca é o único mestre carpinteiro naval que domina o processo de construção  e reforma de canoas de “boçardas” de 02 e de 04 remos, em Arraial do Cabo e, possivelmente na Região dos Lagos. Desde os anos 70,  ele atua na Praia Grande no seu “estaleiro” do Porto das Canoas. Ao longo dos anos esta área de praia foi invadida por quiosques e imóveis particulares, comprometendo os espaços de trabalho da carpintaria naval e dos encontros orais dos antigos moradores e pescadores tradicionais.

chonca-01

 

 

 

 

 

A criação do museu

O museu foi criado com o objetivo de resgatar o conhecimento dos mestres sabedores e para que essa cultura popular seja transmitida aos moradores da cidade e para seus visitantes.

O mestre Chonca busca transmitir seu conhecimento que foi adquirido pela vivência, observação, repetição, prática e experiência acumuladas para a realização das  reformas e construção das embarcações.

chonca-04    chonca-05