INCRA LIBERA LINHA DE CRÉDITO PARA A MULHER PESCADORA

Em Noticias por Observatório ArraialDeixe um Comentário

Benefício é destinado para fomentar projetos com a pesca artesanal

A pescadora artesanal da Resex-Mar Arraial do Cabo terá acesso a política pública linha fomento reconhecer a importância do trabalho produtivo das mulheres da reforma agrária. O Fomento Mulher é um benefício que a pescadora receberá, mediante apresentação de um projeto relacionado à pesca (ex: artesanato, culinária, etc) no Banco do Brasil. Assim, será liberado o valor de R$ 3 mil para ser investido na área definida pelo projeto apresentado. O valor será liberado para a pescadora através de um cartão de crédito.

A linha de crédito concedida pelo INCRA será liberada mediante apresentação de projeto produtivo na área que a mulher deseja investir o recurso. O benefício foi comunicado pelo assistente técnico do INCRA, Cassius Rodrigo de Almeida Silva, em reunião com membros do Conselho da Resex-Mar Arraial do Cabo e representante do ICMBio.

“O INCRA entende a importância da força da mulher na economia brasileira e por esse motivo, está liberando crédito para que a pescadora o utilize em prol do seu benefício e seus dependentes” – afirma Cassius.

O benefício social será apresentado em evento público, em Arraial do Cabo, com a presença da FIPERJ, associações de pescadores, lojistas e Banco do Brasil. Os responsáveis aguardam a presença de outros grupos que poderão fortalecer a economia da pesca no município, gerando assim economia e desenvolvimento loca.

Política Pública em Unidade de Conservação

Reconhecida como um assentamento, através Portaria nº 52, de 2013, os pescadores artesanais da Resex-Mar que estejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico) passaram a ter acesso às políticas públicas do Programa Nacional da Reforma Agrária. Um grande passo para a pesca local que recebe pouca atenção do poder público.