HISTORIADOR RELATA A CHEGADA DOS NEGROS EM BÚZIOS

Em informe, Noticias por Observatório BúziosDeixe um Comentário

Jonatas Carvalho vincula a fazenda Campos Novos ao comércio escravista da região

Na Fazenda Campos Novos foi realizada uma entrevista com o historiador Jonatas Carvalho, sobre as Historias da Fazenda Campos Novos e seus escravos para o curta documental 2016.

Essa entrevista teve como objetivo coletar informações relacionadas à vida dos antigos escravos da região de Búzios, bem como cruzar estas informações com outras fontes sobre o mesmo assunto, a fim de produzir conteúdo para o curta, na equipe de filmagem além do Observatório Búzios participaram os quilombolas da Baia Formosa.

Na entrevista Jonatas explicou a importância e a influência que a Fazenda Campos Novos tinha na época e o por quê da chegada da mão de obra escrava negra; primeiramente legal, e subsequentemente clandestina.

Jonatas contou que após a saída dos Jesuítas, a fazenda teve uma sucessiva troca de proprietários, e ao longo de anos houve muitos conflitos, relacionados aos direitos sobre aquelas terras ocupadas pelos descendentes dos ex escravos da Fazenda.

“O problema da terra ainda não acabou”

P10802682Ele encerra a entrevista dizendo: “O problema da terra não acabou… se você for para o lado de Maria Joaquina… se você olhar para dentro de Tamoios você vai ver que o problema da terra ainda não acabou. As pessoas continuam a sofrer, sendo agredias na sua autonomia, que é uma ferida profunda… de ser filho da terra e ser um sem-terra.”