GUINCHO SERÁ INSTALADO NO PONTAL DE SANTO ANTÔNIO

Em Noticias por Observatório Cabo FrioDeixe um Comentário

Os pescadores artesanais do Pontal de Santo Antonio recebem apoio para instalação do guincho doado há um ano

Em dezembro de 2015, os pescadores do Pontal de Santo Antônio estiveram na Câmara de Vereadores apresentando o curta documental “Um Cais para Tamoios”, que apresenta a necessidade desses pescadores por políticas públicas. A criação de uma infraestrutura no local beneficiará a limpeza, venda e manutenção da tradição pesqueira. Ainda que os vereadores presentes, ao se pronunciarem  na tribuna, afirmassem que tais reivindicações seriam encaminhadas, a única promessa cumprida foi a doação de um guincho pelo então vereador Adriano Guilherme, entregue em março de 2016.

Um ano se passou e somente agora a comunidade  de pescadores tem uma definição sobre a instalação do guincho, prevista  para novembro de 2017. A instalação será feita com recursos doação feita pelo projeto Ardentia, que tem apoio da Petrobras e visa realizar investimento sustentável na cadeia produtiva da pesca artesanal, o equipamento usado para retirar o barco do mar para manutenção será instalada.

Benefício para os pescadores artesanais

A instalação do guincho facilitará o reboque dos barcos da costa para a terra, que reduzirão os custos dos pescadores artesanais com a manutenção de seus barcos, hoje cada vez que contratam o trator para puxar o barco pagam em média duzentos reais (R$ 200,00), sendo que para devolver a embarcação para água o trabalho é manual.