FOCO REALIZA RODA DE CONVERSA ENTRE PEAs

Em informe, Noticias por Observatório São Francisco do ItabapoanaDeixe um Comentário

Parceria e fortalecimento da articulação entre os Projetos de Educação Ambiental

Foi realizada uma roda de conversa articulada pelo FOCO entre os PEAs que atuam nos Municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, no dia 24/08, onde participaram Pescarte, Quipea , REMA, TerritóriosNEA-bc , e o Observação e contou também com representantes do IBAMA.

O objetivo deste encontro foi o fortalecimento dos PEAs e a socialização dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos por cada Projeto nos Municípios de atuação.

Integrantes dos PEAs que atuam no município de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra

A mesa foi composta por um integrante de cada projeto que atua no seu respectivo município, para apresentação dos trabalhos desenvolvidos junto a sua comunidade. O Observação apresentou o seu plano de trabalho de pesquisa, monitoramento e encaminhamento dos impactos socioambientais causados pela cadeia produtiva de Petróleo e Gás na pesca artesanal local e o curta documental “Pesca para sobrevivencia, um futuro incerto” , que aborda a questão da perda de território da pesca artesanal e a demanda que os pescadores trouxeram para as reuniões no Observatório, que é o assoreamento das Bocas de Barra.

Mesa composta por integrantes dos PEAs

Observação sugere maior ação diante do Poder Público

O Observação sugeriu que os PEAs se apresentem aos órgãos públicos, visto que, na apresentação ao Chefe de Gabinete, eles desconheciam o trabalho do Observação no município e também respondeu ao questionamento de uma participante do Projeto FOCO sobre o assoreamento da boca de barra em Guaxindiba, visto que, o Observação faz esse monitoramento com a comunidade pesqueira local.