CONSTRUINDO NOVOS CONHECIMENTOS

Em monitoramento, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

As relações entre a cadeia produtiva do petróleo e seu impacto sobre os povos tradicionais foi o tema principal da última Ação Formativa realizada pelo PEA-Observação no dia 03 de setembro em Búzios. Este evento contou com a participação do Observatório de Araruama e dos demais projetos que compõem o Programa de Educação Ambiental Bacia de Campos (PEA-BC): NEA-BC, PESCARTE, REMA, QUIPEA e TERRITÓRIOS DO PETRÓLEO.

 

A oficina foi ministrada pelos Professores Lara Moutinho da Costa (Bióloga, Mestre em Ecologia Social) e Frederico Loureiro (Doutor em Serviço Social e Professor da Faculdade de Educação da UFRJ) que abordaram temas relacionado à Pedagogia do Conflito, Comunicação Popular e Povos Tradicionais.

Durante a oficina foram realizadas dinâmicas em grupos para que os componentes dos observatórios pudessem relacionar os temas com a atuação dos mesmos junto às comunidades.

 

O resultado dessa interação foi à identificação e caracterização dos grupos sociais prioritários, a importância da legislação pertinente para o trabalho da educação ambiental no licenciamento e, deste modo, compreender melhor os objetivos do projeto PEA-Observação.