COMUNIDADE PESQUEIRA VISITA O PROCESSO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

Em monitoramento, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

No dia 30 de março o Observatório Araruama e os pescadores e pescadoras participantes do Projeto Observação participaram de uma visita técnica às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de São Pedro da Aldeia e de Cabo Frio da  Concessionária Prolagos. A visita foi organizada pela Comissão da Lagoa de Araruama e teve como objetivo conhecer o processo de captação e funcionamento da Estação de Tratamento de Efluente dos municípios em que a concessionária Prolagos atua.

Durante a visita os pescadores conseguiram tirar suas dúvidas e levantar as questões sobre o tipo de tratamento realizado, colocando suas experiências de usuários da Laguna de Araruama, onde esse esgoto tratado é lançado.

2 

 

A visita nas estações alcançou seu objetivo, mas deixou alguns pontos no ar. Um dos principais é a questão do lançamento de água doce na laguna, o que de acordo com os pescadores prejudica esse ecossistema e  consequentemente afeta seu trabalho.

O Observatório juntamente com os pescadores  vai buscar respostas sobre esses pontos levantados por eles para construírem juntos soluções para essas dúvidas.