CINE DEBATE NO CAIS DO CHATÃO

Em Noticias por Observatório NiteróiDeixe um Comentário

Na primeira sexta-feira do mês de setembro, 04/09, foi promovido o primeiro Cine Debate no Cais do Chatão, na Ilha da Conceição.

A ideia do evento surgiu da parceria da Associação Observação Niterói com a Associação de Pescadores Artesanais da Ilha da Conceição. Foram apresentados seis curtas que abordavam a questão da pesca artesanal, e após a sessão foi realizado um debate. Aproveitando o gancho das realidades semelhantes nos vídeos, os pescadores expuseram suas necessidades, dificuldades e possibilidades enquanto trabalhadores da pesca artesanal.

O Cine Debate teve presença expressiva da comunidade pesqueira. Os pescadores que não puderam estar presentes estavam pescando em localidades distantes, próximos a Ilha Grande, como atravessam diversos contratempos, por conta da escassez do pescado na Baía de Guanabara e proximidades, muitas vezes a alternativa é pescar por outras águas.

O evento foi um sucesso, a interação entre a comunidade e o OBA NIT vem se tornando mais estreita e sólida a cada encontro. O trabalho segue sendo encaminhado e constituído dentro da proposta do trabalho coletivo, junto aos pescadores e não sobre eles. Apostando no “fazer com”, vem sendo construídas e produzidas trocas, vivências e encaminhamentos para possíveis soluções dos problemas enfrentados pela classe pesqueira da Ilha da Conceição.

cinedebatefoto7cinedebatefoto9cinedebatefoto2cinedebatefoto5cinedebatefoto3   cinedebatefoto10cinedebatefoto11  cinedebatefoto8cinedebatefoto6cinedebate12