ARTICULAÇÃO ABRE NOVAS POSSIBILIDADES PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE CANTAGALO

Em informe, Noticias por Observatório Rio das OstrasDeixe um Comentário

Observatório de Rio das Ostras e a Secretaria de Agricultura de Casimiro de Abreu dialogam para o fortalecimento da agricultura familiar

Em uma reunião para buscar informações sobre a agricultura orgânica, demanda dos agricultores familiares de Cantagalo, o Observatório Rio das Ostras e o técnico agrícola Anselmo Nazário iniciaram um diálogo para uma articulação de uma oficina para esclarecer as dúvidas sobre este novo modelo de produção. A reunião foi realizada no dia 16, no Sítio Agrícola em Casimiro de Abreu.

Anselmo Nazário falou que a implantação da produção orgânica de base agroecológica está se expandindo cada vez mais e considera muito importante implementar em Cantagalo este novo modelo que agregaria mais valor ao produto local. Ele também se colocou a disposição para realização de um encontro com os agricultores familiares para informá-los melhor sobre o assunto. Outro assunto abordado foi a ABIO e a certificação dos produtos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A certificação para os produtos orgânicos é necessário conhecer como funciona a ABIO e o seu sistema e em seguida o agricultor deve se integrar ao Grupo do SPG-ABIO (Sistemas Participativos de Garantia).

Saúde e geração de renda

Agricultores familiares elencaram a implantação da produção orgânica de base agroecológica como uma forma de fortalecimento da agricultura familiar, da pequena produção e do desenvolvimento sustentável.  Hoje, em Cantagalo existem três agricultores certificados e outros interessados. Segundo o agricultor Iltair Drummond, um produto orgânico tem um maior valor em relação aos produtos da agricultura que utiliza agrotóxicos em sua produção, beneficiando não só a saúde e gerando maior renda.