AÇÃO DE MOBILIZAÇÃO COM OS PESCADORES ARTESANAIS

Em monitoramento, Noticias por Observatório AraruamaDeixe um Comentário

Café da manhã reúne pescadores de diferentes pontos da laguna de Araruama

No dia 23 de junho, o Projeto de Educação Ambiental Observação promoveu, em Araruama, um evento intitulado “Café da Manhã com o Pescador”, com o objetivo de mobilizar os pescadores para as ações do Observatório e aproximar, interagir e apresentar o projeto para os pescadores, esclarecendo seus objetivos e tirando as dúvidas existentes quanto sua atuação no município. Neste evento contamos com presença de pescadores artesanais de Iguabinha, Ponte dos Leite, Pontinha do Centro e Praia Seca.

Pescadores de Araruama participam de dinâmica para mobilização da categoria

O acolhimento dos convidados ocorreu no primeiro momento do encontro, quando interagiram entre si e tiveram a oportunidade de visualizar as fotos das atividades realizadas ao longo dos anos pelo Observação e assistiram aos curtas documentais produzidos pelo projeto. Para iniciar o evento foi realizado uma apresentação do projeto observação onde foi apresentados os objetivos e as ferramentas metodológicas de Comunicação Popular e do Teatro do Oprimido, utilizadas no monitoramento socioambiental.

Os pescadores artesanais relataram problemas em relação a poluição da laguna que inviabiliza a pesca. O pescador Amarildo relatou o desaparecimento das espécies de peixes da laguna devido a essa poluição, sendo necessária a realização de uma dragagem no Canal Itajuru, que liga a laguna ao mar.

Interação para mobilização

Após a apresentação foi realizado uma dinâmica denominada “Teia”, que foi alterado para “Rede” em homenagem aos pescadores. Nessa dinâmica os pescadores se apresentaram falando de sua relação com a laguna e como essa categoria pode se organizar pela busca de seus direitos.

O evento contou com momentos de descontração, como uma brincadeira de pescaria com sorteios de brindes para os participantes, incentivando a troca de experiências entre o Observação e os pescadores artesanais com a finalidade de fortalecer esse grupo na participação nos espaços de decisão e sobre a importância da preservação do meio ambiente.

 

Compartilhar

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.